Hortênsias para vasos e jardins

HortensiaA hortênsia é com certeza  uma  das  plantas mais  comercializadas no Mercado  de  Flores  da  CEASA Campinas, é encontrada  tanto em vasos  para decoração de ambientes como também plantadas em sacolas plásticas para utilização em paisagismo.

A espécie  mais  comercializada  é  a Hydrangea macrophylla.

A hortênsia é um arbusto de  porte  ereto, bastante ramificado e muito florífero produzindo grande quantidade de flores  estéreis  nas  colorações azuis, rosas e brancas. Esta planta pode crescer de 1,5  a  3 metros de  altura, é de porte ereto, bastante ramificado e adquire formato mais regular quando é podada periodicamente.  As regiões de origem desta espécie  são  a China e o Japão.

Sempre que falamos em hortênsias lembramos-nos das  regiões  de  clima mais frio tipo região sul, Campos  do Jordão,  Monte Verde  entre  outras.

Mas engana-se  quem acha que ela produz só nestes  locais, as hortênsias podem ser vistas floridas também  em  locais de  clima  subtropical  como, por exemplo, o interior do estado  de São Paulo.

Podemos  citar  a  cidade de Limeira onde a temperatura chega próxima aos 40 graus no final da primavera e durante o verão e mesmo com todo esse calor hortênsias podem ser vistas floridas com bastante intensidade em muitos jardins limeirenses.

Outro fato interessante que ocorre com as hortênsias é que dependendo do pH do solo em que forem cultivadas a coloração  de suas  flores podem variar de intensidade ou até mesmo mudar.

HortensiaDicas de cultivo:  As hortênsias são muito fáceis  de  cultivar,  desenvolvem-se melhor sob luz indireta e a temperatura ideal fica entre 12 e 21 graus centígrados, o que não significa que não possa  ser cultivada em temperaturas mais altas.

O solo deve ser  mantido  úmido, porém  sem encharcamentos e usando  pouco fertilizantes.  Quando cultivada em  vasos dentro de residências preferir os locais  mais claros  sem descuidar  da  irrigação e quando passar a florada pode ser plantada em jardins desde que passe por um período de aclimatação preferencialmente sob um sombrite 50%.

Quando cultivadas em áreas externas  ela  deve ser  podada  anualmente para adquirir um formato mais compacto e produzir mais flores.

 

Hortensia

 Hortensia

Cadastro

Cadastre-se para receber as novidades da Aproccamp







Tradutor