Clorofito, uma das mais versáteis forrações

O Clorofito (Chlorophytum comosum) é uma das forrações mais populares em jardins brasileiros e uma das mais antigas em uso pelos paisagistas.

Isso se deve ao seu grande valor decorativo e também pela versatilidade da planta que pode ser usada em vasos. Também conhecida por “Gravatinha”, o Clorofito é uma planta herbácea com porte variando entre 15 a 20 cm de altura com folhas achatadas e verdes na espécie mais comum.

Apresenta estolhos que quando tocam o solo rapidamente desenvolvem raízes. A espécie Chlorophytum comosum variegatum tem folhas verde-claras com bordas brancas que a torna bem mais decorativa que a espécie típica.

Pertence à família das liliáceas é nativa da África do Sul.Quando cultivada em vasos seu efeito ornamental é ressaltado pelos filhotes (estolhos) que brotam e ficam pendentes principalmente quando exposto em local alto. A multiplicação do Clorofito é feita a partir dos filhotes desenvolvidos nas extremidades dos caules ou pela divisão das raízes.

Dicas de cultivo: Os clorofitos se desenvolvem melhor quando cultivados sob luz solar indireta, em locais mais ensolarados mantém um aspecto mais compacto e com folhagem mais colorida.

A temperatura mais indicada fica entre 18 a 29 graus centígrados e quanto ao solo prefere os de maior umidade.

Mudinhas recém plantadas só devem ser adubadas depois de seis meses.
Posteriormente as adubações de manutenção podem ser feitas a cada três meses.

 

  
  
  

 

Cadastro

Cadastre-se para receber as novidades da Aproccamp







Tradutor