Os melhores livros sobre o mundo das plantas você encontra no escritório do Mercado de Flores na CEASA Campinas
Livros da Editora Plantarum a venda em nosso escritório
Resultado de mais de 15 anos de estudos, pesquisas e trabalhos com essências florestais nativas, constando de 352 espécies.
Procurou se incluir as mais comuns e importantes espécies de porte arbóreo existentes em estado nativo no território brasileiro. Nesta edição, retirou-se as 18 espécies da família Arecaceae (Palmae), popularmente denominadas de palmeiras, que havia neste volume, porque já dispomos de um livro específico de tal grupo de plantas que contemplam a maioria das espécies brasileiras; essas espécies foram substituídas por igual número de árvores ainda não contempladas neste e no volume 02 desta obra.
Trata-se de um livro luxuoso no formato 21 x 31 cm, com 384 páginas, apresenta uma planta por página contend, fotografias coloridas da árvore adulta, detalhe de um ramo florífero, fruto, semente, tronco e madeira, de 352 espécies de árvores existentes no país (principalmente as raras e ameaçadas de extinção).
Contém ainda informações escritas sobre as características de cada planta, sua fenologia, ocorrência, obtenção de sementes e mudas, etc. Totalmente impresso em papel couchê liso importado de 115g e encadernado em capa dura. De autoria do Eng. Agr. Harri Lorenzi.
Este livro é o Vol-3 da coleção “Árvores Brasileiras”. Contempla quase que exclusivamente espécies raras e pouco conhecidas, uma vez que as mais comuns ou mais fáceis de serem encontradas já foram incluídas nos volumes I e II.
Trata-se de um livro luxuoso no formato 21 x 31 cm, de 384 páginas, contendo fotografias coloridas da árvore adulta, detalhe de um ramo florífero, fruto, semente, tronco e madeira de 352 espécies de árvores ocorrentes em estado nativo no território brasileiro. Contém ainda informações escritas sobre as características morfológicas de cada planta, sua fenologia, ocorrência natural, obtenção de sementes, mudas e etc.
Esta publicação é o marco inicial de uma série, que pretende, no futuro, apresentar os principais grupos da flora brasileira. Neste primeiro volume, contemplamos as palmeiras, pela importância que representam no paisagismo atual. Com a mesma qualidade e padrão de nossos outros livros, apresenta todas as espécies da família Arecaceae (palmeiras) nativas no território brasileiro. Totalmente ilustrado com fotografias coloridas da melhor qualidade, efetuadas principalmente pelo autor coordenador Harri Lorenzi e escrito pelos maiores estudiosos do assunto no país. É o resultado de mais de 15 anos de pesquisas e estudos.
Trata-se da maior obra sobre frutíferas já publicada, abrangendo cerca de 1.020 tipos diferentes de frutas cultivadas no Brasil (nativas e exóticas), todas ricamente ilustradas em três fotografias: hábito, ramo florífero e frutos, escrita por três dos maiores estudiosos e colecionadores de frutas do Brasil. Cada planta é mostrada em uma página inteira do livro, com a descrição de suas características morfológicas, origem, época de floração e frutificação, formas de uso e propagação. O conteúdo deste trabalho supera "Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas" (publicado há quase dez anos, pelo Instituto Plantarum), pois na última década os autores estudaram mais de 250 espécies novas introduzidas nos pomares do país Consiste na mais completa obra sobre o controle químico e identificação de plantas daninhas de solos cultivados (plantio direto e convencional) publicada no país. A apresentação das plantas nos estágios de plântula, planta adulta e semente, facilita sobremaneira sua identificação precisa em qualquer fase do desenvolvimento. Totalmente atualizado quanto aos herbicidas usados no controle químico, constitui-se num guia seguro e prático para agricultores e profissionais da agricultura. Os níveis de controle apresentados por cada herbicida nos diversos estágios de desenvolvimento são o resultado de mais de 12 anos de pesquisa executada pelos principais especialistas no assunto.
Livro inédito, resultado de 10 anos de trabalho dos autores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi - dois dos maiores estudiosos de plantas no Brasil. Apresenta plantas nativas e exóticas (espontâneas e cultivadas no Brasil), consumidas no passado e ou em alguma região do país e do mundo. Cada planta é apresentada em duas páginas: na primeira - suas características morfológicas para facilitar a identificação botânica, informações sobre seu uso geral e culinário com referências bibliográficas e ilustradas com 2 fotos; na segunda - 2 ou 3 fotos legendadas das partes da planta utilizadas para o consumo, seguidas de 3 receitas feitas com a planta e ilustradas com os respectivos pratos. Lançada sua primeira edição em 1982, vem sendo constantemente atualizado para melhor atender aos seus leitores. Atualmente em sua 4ª edição, é considerada a mais completa obra sobre as plantas daninhas encontradas no Brasil. Agora com 608 espécies organizadas segundo o APG II, está com texto atualizado e com fotografias ainda melhores.

Trata-se de um livro destinado àqueles que se dedicam à jardinagem e ao paisagismo, contemplando a maioria das plantas herbáceas, arbustivas e trepadeiras

utilizadas nos jardins brasileiros. Esta segunda edição, atualizada em relação à primeira, diferencia-se daquela principalmente pela presença de 25

espécies recém introduzidas nos jardins, em substituição à igual número que foram retiradas porque já não são mais ou são pouco utilizadas nos dias atuais;

portanto, o número total de plantas apresentadas no livro continua o mesmo.

Temos o prazer de anunciar o lançamento do livro “PLANTAS TÓXICAS - Estudo de Fitotoxicologia Química de Plantas Brasileiras”. Trata-se de uma obra destinada à identificação das principais plantas tóxicas do Brasil, seus princípios tóxicos, sintomatologia da intoxicação, prevenção e tratamento dos intoxicados. Compilado e escrito por cientistas renomados, com longos anos de dedicação no assunto, constitui-se num dos trabalhos mais completos sobre o tema publicado no país.
Livros da Editora Europa a venda em nosso escritório

Mais de 220 dúvidas solucionadas pelos especialistas e botânicos da Revista Natureza

- Adubação
- Espécies
- Floração
- Gramados
- Paisagismo
- Plantio
- Podas
- Pragas
- Reprodução

Botânica para Jardinistas é mais do que um livro de referência sobre botânica e linguagem de horticultura. É um guia prático que vai ajudar os jardinistas a entenderem como as plantas crescem, o que afeta o desempenho delas e como obter os melhores resultados.

 

Aproveite todos os espaços
conheça os diferentes tipos, as técnicas e as plantas certas para ter seu jardim vertical.

- Soluções para jardins
- Corredores
- Estantes vivas
- Quadros verdes

22 espécies para cultivar no jardim e usar na cozinha

Preparo do solo
Uso em vasos e jardineiras
Dicas de cultivo
Uso no paisagismo

Um guia para você escolher as ervas e os temperos que mais gosta e aprender a cultivar em vasos, jardineiras e até em canteiros integrados ao paisagismo do jardim.

O melhor de falar das orquídeas que vegetam o solo brasileiro é a enorme variedade de espécies, conforme as características dos seus biomas de origem. E entender que a Cattleya purpurata da úmida Mata Atlântica de Santa Catarina é radicalmente diferente do Cyrtopodium virescens que sobrevive até os incêndios típicos do Cerrado, informações que fazem toda diferença na hora do cultivo.

Fragrâncias sedutoras
Entenda as razões biológicas e químicas que fazem a orquídea ser uma planta tão aromática.

Perfume a sua casa
Descrição e dicas de cultivo de espécies com aroma de mel, canela, rosas, frutas cítricas e muito mais.

Estratégias curiosas
Detalhes das artimanhas que algumas orquídeas usam para atrair os agentes polinizadores.

Entenda as Vanda
As principais características dessa orquídea que vai muito bem no Brasil e tem flores extraordinárias.

Espécies e híbridos
Conheça a espécie-tipo, alguns dos milhares de híbridos e as histórias das plantas de maior sucesso.

Dicas de cultivo
Aprenda a criar o ambiente ideal, o cuidado com as raízes e como obter mais de uma floração por ano.

A Coleção Rubi - Orquídeas da Natureza, dividida em dez volumes, traz todas as dicas para você conhecer as diferentes espécies e gêneros, os habitats e preferências de cada uma dessas joias da Natureza e ser bem sucedido no cultivo.

Chuva de flores
Conheça espécies e híbridos da chuva-de-ouro de diferentes tamanhos, perfumes e cores.

Na natureza
Especialista mostra como se comportam as Oncidiinae que vivem em diferentes hábitats.

Decoração
Dicas para você valorizar a beleza da florada da chuva-de-ouro em jardins verticais, vasos e cachepôs.

A Coleção Rubi - Orquídeas da Natureza, dividida em dez volumes, traz todas as dicas para você conhecer as diferentes espécies e gêneros, os habitats e preferências de cada uma dessas joias da Natureza e ser bem sucedido no cultivo.

Inspire-se em 31 ambientes recheados de boas ideias para sua sala de estar

- Caramanchões no melhor estilo clássico, para harmonizar com jardins contemporâneos.

- Áreas de convivência rústicas e charmosas, que se adaptam a ambientes dos mais variados tamanhos.

- Cobertura de desenho diferenciado, capazes de transformar a sala de estar no centro das atenções.

- Ambientes de estar sofisticados, protegidos por estruturas de ferro revestidas por trepadeiras.

Casas de Praia

Sofisticação com um pé na areia
Sóbria e com soluções criativas, esta casa parece flutuar sobre as ondas do mar do litoral paulista.

Muito charme em meio à mata
Um casal de arquitetos construiu a casa com que eles sempre sonharam. Inspire-se.

Rústica, chique e muito acolhedora
Repleta de detalhes que fazem a diferença, ela tem um lindo jardim a poucos metros da praia.

O prazer de estar no campo se multiplica quando a casa está integrada ao paisagismo. neste volume, você vai conhecer melhor a origem dos principais estilos de casas de campo. Inicialmente construídas como casas de trabalhadores rurais em diferentes lugares do mundo, elas continuam inspirando projetos arrojados e modernos, tanto pelas soluções de design e arquitetura que permanecem até hoje quanto pela integração com o ambiente em que se inserem. Confira ainda cinco casas de estilos diferentes que, cada uma a seu modo, se tornam refúgios para quem busca a felicidade no campo.

Decoração rural e de bom gosto: Inspire-se em uma casa colonial que combina tendências em um conjunto muito harmonioso.

Rústica e sofisticada: Veja todo o requinte de uma sede feita em madeira e que capricha numa decoração confortável.

Romantismo em alta: Confira a funcionalidade de uma casa repleta de espaços luxuosos que favorecem a convivência.

21 belos projetos que podem dar muito charme ao seu jardim

- Laguinhos de água cristalina, repletos de carpas coloridas, para você admirar e esquecer da vida.

- Uma piscina natural que, além de permitir nadar com os peixes, ainda ornamenta o jardim.

- O que plantar no entorno do lago para deixar o paisagismo vistoso e criar um belo cenário tropical.

- Guia com 12 espécies aquáticas ideais para laguinhos ornamentais e dicas de como cultivá-las.

25 Trabalhos manuais. Para você criar em casa
- Enfeites
- Acessórios
- Jardinagem

Deixe sua casa e o seu jardim muito mais bonitos com trabalhos que você mesmo fez. Há enfeites, acessórios úteis para o dia a dia e dicas para a jardinagem. Tudo em passo a passo.

Projetos e dicas para você escolher as plantas, criar o paisagismo e deixar seu jardim muito mais bonito.

As espécies mais adequadas para ter flores o ano inteiro.

Aprenda a criar composições coloridas com folhagens.

Inspire-se em um projeto premiado feito com ervas e temperos.

Passo a passo. Duas ideias de canteiros para você fazer no seu jardim.

15 Projetos: Boas ideias para você transformar um cantinho do jardim no ambiente mais gostoso da casa.

Escolha o tipo de ambiente que melhor atente às suas necessidades

Caramanchões floridos e muito bem decorados para curtir momentos de lazer em meio às plantas.

Cozinha gourmet compactas e integradas ao jardim. É o lugar perfeito para reunir a família e os amigos.

Soluções inteligentes para transformar um pequeno jardim em um espaço multiuso.

Ideias criativas para decorar paredes e fazer de qualquer cantinho um lugar aconchegante.

Todos os projetos incluem indicações das plantas utilizadas no paisagismo.

Neste guia prático e ilustrado, você encontra dicas e sugestões para paisagismo de pequenos espaços. Desde como planejar o espaço, implantar gramados e escolher plantas até fazer canteiros de temperos e criar laguinhos com cascatas. Com ele, é possível abusar da criatividade para criar áreas verdes em casas ou mesmo em apartamentos. Saiba também como montar floreiras, escolher pisos e cultivar plantas dentro casa. Além disso, o guia inclui características e dicas de cultivo de 80 plantas.